Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
1
2
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
26
27
28
29
30
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > O Projecto > Censos Aéreos
imprimir

Censos Aéreos
O projecto IBAs Marinhas iniciou, no passado dia 19 de Setembro de 2005, os censos aéreos de aves marinhas na costa Portuguesa, que permitem obter uma imagem quase instantânea da distribuição das aves marinhas na faixa costeira. Os dados obtidos desta forma são comparados com os obtidos pelos censos de barco e possibilitam a detecção de eventuais falhas dos dois métodos (censos de barco e aéreos). Para algumas espécies que se afastam activamente dos barcos, quando a grande distância, este é ainda o melhor método para as detectar e recensear.

O apoio do Aeroclube de Lisboa tem sido essencial para a realização destes vôos de pesquisa que permitem cobrir uma área de faixa costeira, com uma largura de 20 milhas náuticas, que se estende de Norte a Sul do País. Os transectos aéreos são realizados a uma altitude de cerca de 150 m (500 pés) e nele participam sempre dois pilotos por razões de segurança, pois tratam-se de vôos de baixa altitude com elevadas exigências a nível de segurança aérea. Os restantes dois lugares do Skyhawk utilizado (modelo de avião monomotor com asa elevada) são ocupados por dois observadores que realizam contagens contínuas sobre as áreas de mar sobrevoadas.

Já foram detectadas doze espécies de aves e duas de mamíferos marinhos (Baleia-comum Balaenoptera physalus e Golfinho-comum Delphinus delphis), para além de vários registos de Peixes-lua Mola mola. De salientar o elevado número de Painhos observados, bem como o de Pardelas-baleares Puffinus mauretanicus, Gansos-patolas Sula bassana e Cagarras Calonectris diomedea.





voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com